Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Baião de Dois da Carol - Amigo Secreto do Coletivo Gastronômico


O post de hoje reúne três momentos de alegria vividos por mim... dois deles recentes e outro um tantinho mais antigo, lá dos tempos de início do blog.

Seguindo a ordem cronológica dos acontecimentos, o primeiro momento especial reavivado se deu quando no post inaugural do blog recebi o comentário da Carol, que na época tinha o blog Cerejinha e foi a primeira a comentar minha postagem.

O segundo momento se deu com a felicidade que tive ao receber o convite para fazer parte do Coletivo Gastronômico, grupo formado por blogueiros de culinária, que a cada mês prepara uma receita com tema diferente.

O tema desse mês envolveu uma brincadeira muito comum nessa época de fim de ano... o amigo secreto, sendo que cada um deveria escolher uma receita do blog do amigo que tirou para preparar, homenageando-o com a publicação/revelação no dia de hoje.

Acho que vocês já podem imaginar o motivo da minha terceira alegria, né. Sim, coincidentemente, minha amiga secreta é a Carol, aquela que acompanho desde o comecinho do blog e temos muito carinho uma pela outra... Nem acreditei quando soube do resultado do sorteio e na mesma hora já me vi diante de um grande desafio.

Depois de uma longa pesquisa em seu blog Cozinha Autoral, escolhi a receita desse Baião de Dois, pois, assim como ela conta no post, trata-se do seu Baião de Dois... então, para mim não poderia ter receita melhor para homenageá-la.

Carolzinha... foi com muito carinho e capricho que escolhi e preparei sua receita, segui à risca suas dicas e o resultado não poderia ter sido outro, meus exigentes comensais aprovaram com louvor!

Sugiro que vocês não deixem de experimentar esse prato, que pode parecer complicado, mas, seguindo as dicas do passo a passo da Carol, fica fácil e não tem erro.

Abaixo coloco a receita exatamente como postada pela amiga, vejamos:

Baião de Dois da Carol

Ingredientes:

- 1kg de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
- 200gr de feijão fradinho
- 200gr de feijão de corda
- 2 pacotinhos de queijo de coalho
- 3 xícaras de arroz cozido
- 3 colheres de sopa de manteiga bem cheia
- 1 colher de sopa de azeite
- 4 dentes de alho picadinhos
- 2 cebolas grandes cortada em cubinhos
- 4 tomates sem sementes cortado em cubinhos
- Sal e pimenta do reino
- Gersal
- Azeite
- Coentro fresco a gosto
- Pimenta biquinho a gosto

Faz Assim: Eu faço toda a receita por partes. Acho que fica mais fácil estando tudo já preparado e depois só finalizar. Eu não costumo deixar a carne seca de molho pra dessalga pois não tenho paciência e as vezes decido fazer em cima da hora, então...Corto ela em cubos e levo para ferver por 3 vezes, trocando a água a cada nova fervura. Isso já é o suficiente para dessalgar. Cozinho a carne na panela de pressão por 1 hora (veja se a sua já está bem macia senão deixe mais um pouco). Escorro e enquanto vou desfiando, já vou tirando toda gordurinha. Reserve a carne.

Cozinhe os dois feijões juntos, apenas com água, sal e umas duas folhas de louro. O feijão fradinho e o Feijão de corda tem o mesmo tempo de cozimento. Verifique o ponto após 20 minutos pois o feijão tem que estar macio porém firme. Se ainda estiver durinho demais, deixe mais um pouco. Escorra, passe em água fria e reserve.

Tire os queijos do palito e corte em quadradinho. Coloque numa frigideira antiaderente com um fio de azeite e grelhe dos dois lados, deixe bem douradinho. Faço em pequenas porções para que todos fiquem douradinhos dos dois lados por igual. Reserve.

Cozinhe o arroz como de costume, com os seus temperos. Tem que ficar bem soltinho e al dente também. Afofe ele com um garfo e reserve.

Eu faço o baião de dois em panela de barro, acho que dá um sabor especial além de ser lindo para apresentar na própria panela a mesa, mas use a que você tiver.

Na panela, aqueça a manteiga com o azeite. Frite o alho e logo em seguida a cebola. Junte o tomate e a carne seca desfiada. Refogue por uns 3 minutos. Junte os feijões e o queijo coalho grelhado.

Coloque nessa hora todos os seus temperos (menos a pimenta biquinho) sal, pimenta, o gersal, um pouco mais de azeite e o coentro picado. Mexa bem, deixe bem misturadinho. Cuidado com o fogo pra não queimar. E cuidado pra não mexer demais e começar a desmanchar os grãos de feijão. Por ultimo, acrescente o arroz e misture bem, Quando estiver bem quentinho, salpique mais um pouco de coentro fresco rasgado com as mãos, enfeite com as pimentas biquinho e regue azeite. 

Sirva imediatamente. Se tiver em panela de barro, leve a panela a mesa!

ps* O Gersal é um tempero que pode substituir o sal, mas muito mais saudável. Como aqui o sal tem que ser reduzido por causa das "pressões" sempre coloco pouco sal e um pouco do Gersal pra dar mais sabor!

Receita maravilhosa, que faz sucesso e não dá trabalho. Basta uma salada e uma mandioquinha frita como acompanhamento. Ou sozinha mesmo, já é perfeita!

Bom Apetite!!!


Gostaram da brincadeira?! Então, aproveitem para dar uma olhada nas outras receitas do Coletivo Gastronômico e descubram quem tirou quem nesse amigo secreto pra lá de especial!



Better CallSan

9 comentários:

Beta Tiossi postou o comentário número:

Que lindo ficou seu prato Rachel, como sempre né? Carol vai gostar com certeza.
Muito bom ter você no coletivo, estreou em alto estilo!
Beijos

Patricia postou o comentário número:

Rachelzinha! Você, como sempre, espalhando alegria! Que bacana esta esta receita para ser a homenagem a Carol!
E a foto está com uma cara ótima!
Parabéns! E seja MUITO bem vinda ao #ColetivoGastronômico!!!
Beijos

SeEUfizVCfaz postou o comentário número:

Baião de Dois é pra lá de bom!!! Como eu amo, mas nunca fiz, acredita??
E essa receita deve ser porreta, já que passou pelo crivo de 2 experts da cozinha!!!

Unknown postou o comentário número:

Raquel, seja bem vinda. Que legal esta coincidências da vida não é mesmo, pelo seu post da para ver o carinho pela Ana Carol. Sua receita está com uma cara MARAVILHOSA. Em breve tenho que testar também. :*

Rebecca Bittencourt postou o comentário número:

Rachel, primeiramente bem vinda ao Coletivo!
Já começou com festa, né? :D
Essa receita é uma delícia e fiquei morrendo de fome, adorei! hahaha

Beijos

Dafne Augusto postou o comentário número:

Que linda história Rachel. A Carol deve ter ficado muito feliz co a receita. Baião de dois é COMIDA BOA DEMAAAAAIS. Fiquei muito feliz de ter te tirado também. Admiro muito seu blog e, como disse no post, te acho uma cozinheira de mão cheia. Gosto da sua comida porque ela é daquelas bem de mãe mesmo, caseira que a gente sabe que é gostosa, mas ao mesmo tempo requintada, com muita coisa super diferente.
Parabéns de verdade. Beijos

Unknown postou o comentário número:

Ahhhhhh, você não imagina minha alegria quando vi que era você que tinha me tirado Raquelita! Nossa história é bem antiga né!! Eu bem me lembro do seu medo em criar um blog e não ter publico e bem me lembro também do quanto te incentivei. E olha ai o resultado: Dezenas de receitas incríveis, grandes amigos e muita alegria!! Você é uma pessoal especial Raquelita e você sabe o quanto te adoro! AMEI DE PAIXÃO SUA HOMENAGEM! Esse baião de dois aprendi dentro da cozinha do mocotó pelas mãos do Rodrigo e isso faz dela muito especial pra mim, acertou na mosca! Obrigada do fundo do meu coração Raquelita, você é FODA!!! BEIJOS,BEIJOS E BEIJOS!

Sandra Peres postou o comentário número:

Que delicia, Rachel!
História linda, receita incrível, como todas que vejo aqui.
Seu blog é delicioso o ano inteiro não seria diferente agora no amigo secreto.
Amo baião de dois mas o meu não é tão bom assim não! Anotada a receita para dar uma incrementada!

Beijão

Fabiola postou o comentário número:

Rachelzinha querida, como é maravilhoso reviver essas histórias, temos tantas!
A receitinha é bem substanciosa, daquelas que a gente alimenta um montão de gente, gosto disso!
Estou muito feliz que você esteja no Coletivo Gastronômico e já chegou arrasando!
Beijos mil!

Follow Me on Pinterest Web Analytics