Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mini Berinjelas Recheadas


Quando vou ao mercado e encontro alguns dos meus legumes preferidos frescos e viçosos, não resisto e os trago logo para casa.

Isso acontece com alho-poró, abobrinha, brócolis, cogumelos variados e com berinjela. Imaginem então como fica a pessoa aqui quando se depara com mini berinjelas lindas, pequenas e viçosas!!!

Mesmo sem ter a mínima ideia do que faria com elas, trouxe as belezinhas para casa, claro!

Escolhi essa receita por ser um prato substancioso e não precisar de mais nada para acompanhá-lo, mas se quiserem podem servir um arroz branco ou até mesmo uma bela salada de folhas.

A bem da verdade, as berinjelas ficam tão boas que acompanham bem qualquer outro prato.

Vamos à receita:

Ingredientes:
- 6 minis berinjelas
- 2 colheres (chá)  de margarina light
- ½ cebola média ralada)
- 1 dente de alho espremido
- 1 colher (chá)de sal (colocar mais sal se necessário)
- 150g de carne moida
- 6 azeitonas pretas média sem caroço
- 50 g de queijo minas fresco sem sal
- 5 colheres (chá) de farinha de rosca
- 1 colher (sopa)  de  salsinha
- 1 colher (sopa) de  queijo parmesão ralado light

Modo de Fazer
Ferver e cortar 6 minis berinjelas no sentido do comprimento e cozinhar em uma panela de bafo (ver dica) por 10 minutos.

Enquanto isto preparar o recheio com 2 colheres de chá de margarina ligth ½ cebola média ralada(s) e 1 dente(s) de alho espremido(s) 1 colher de chá de sal e deixar dourar. Acrescentar 150g de carne moída, 6 azeitonas pretas médias cortadas sem caroço e deixar refogar.

Pré-aquecer o forno em temperatura forte 10 minutos antes de levar para gratinar.

Deixar esfriar as berinjelas e raspar cuidadosamente o miolo, bater com uma faca e adicionar ao refogado de carne.

Juntar 50g de queijo minas fresco sem sal picado e misturar com carne. Reservar.

Colocar as minis berinjelas em um refratário, espalhar dentro delas a metade de 5 colheres de chá de farinha de rosca,  depois rechear com a carne reservada,  salpicar por cima 1 colher de sopa de salsinha picada bem miudinha 1 colher de sopa  de queijo ralado parmesão light e o restante de farinha de rosca, levar ao forno para gratinar.

Se desejar, após retirar do forno,  cubra com um bom molho de tomates e manjericão fresco.

Servir em seguida.

Dica:
-Cozinhar no bafo para não perder as vitaminas: Colocar 1 litro de água fervente com 1 rodela de limão e 1 colher de chá de sal  em uma panela, dentro  colocar  uma peneira de metal ou cestinha de bambu, colocar os legumes sem deixar que eles encostem na água. Deixar sempre a panela tampada. O tempo para cozimento de bafo é por volta de 20 minutos dependendo da consistência do legume e se você o deseja mais mole ou durinho. Em seguida lavar na água gelada e escorrer.




Bom Apetite!!!


Fonte de Pesquisa:

4 comentários:

Vanderleia postou o comentário número:

Oi Rachel, também acho lindas essas mini berinjelas, mas quando as compro acabo fazendo salada, antepasto ou refogadas.Adorei sua idéia de faze-las recheadinhas.
Ficaram ótimas.Beijos e um lindo domingo.

Josy postou o comentário número:

Rachelzita quando eu morava em São Paulo, tinha a feira perto de casa, toda quinta, e eu amava comprar essas mini berinjelas, sempre fazia assim, ou ao vinagrete. Ficaram lindas as suas, e me trouxe saudades. As feiras daqui são todas longe a perder de vista rsrs. Belo prato amiga. Bjos ótima semana

Follow Me on Pinterest Web Analytics