Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Bolo Mármore e Parabéns!!!




Se vocês não conhecem o blog Só Receitas Simples, da amiga Laura Lúcia, vocês não sabem o que estão perdendo.

A Laura é daquelas pessoas que não deixam por menos e pesquisam a fundo o que lhes interessa. Ela faz assim com toda receita que pretende executar e seus posts acabam virando uma aula, para deixar qualquer um de boca aberta, tantos são os detalhes.

A receita desse bolo eu vi no blog dela e logo tive que copiar, pois ele me remeteu a uma época em que eu era tão feliz, tão inocente, tão criança, tão sapeca e tão amada e... tinha sempre meus pais por perto.

Hoje já não os tenho mais, meu pai partiu recentemente, mas minha mãe nos deixou há 32 anos... sabem o que é isso... éramos todas tão crianças ainda.

Esse bolinho me fez lembrar dela... que o fazia com perfeição, do seu jeito, com os ingredientes que tinha à mão... mas ficava tão bom que sinto o cheirinho dele até hoje.

Aproveito o ensejo do desabafo e deixo aqui o meu melhor voto de Parabéns para minha querida irmã caçula (tinha só 7 aninhos quando nossa mãe faleceu), irmã e afilhada, Renata (eu sou a primeira filha e ela a 7ª... não podia virar bruxa, então a batizei...rsrsrs).
Parabéns querida, por mais um ano de vida, vida essa firmada por sua determinação, força e garra! 
Parabéns, que Deus a abençoe e ilumine sempre!!!

Perdoem-me mas não pude deixar de exclamar meus sentimentos, para que pudessem entender o prazer que foi reproduzir a receita da amiga Laura.

Vou colar aqui a receita do jeito que ela publicou e vocês verão os detalhes, mas faço o convite para que vão ao blog ver as outras receitas e tudo o que ela tem por lá.

Depois me digam se é ou não uma exímia estudiosa da gastronomia universal!

Vamos à receita:

Ingredientes *Xícara de chá:190ml *Colher de sopa:15ml *Colher de café: 2ml

Massa Branca

1. 4 gemas de ovos médios*
2. 2 xícaras de chá rasas de açúcar refinado (298g)
3. 1 xícara de chá rasa + 3 colheres de sopa rasas de manteiga (250g)
4. 20 gotas de essência de baunilha
5. 1 colher de café rasa de sal
6. 3 xícaras de chá rasas de farinha de trigo (333g)
7. 2 colheres de sopa rasas de fermento em pó
8. 1 xícara de chá de leite (190ml)
9. 4 claras em neve (claras de ovos médios)*

Massa Preta

1. 3 colheres de sopa cheias de chocolate em pó (45g) (uso Nestlé)
2. 1 colher de sopa rasa de açúcar de confeiteiro
3. 4 colheres de sopa de leite (60ml)
4. 3 xícaras de massa branca, aproximadamente (4 colheres de pau cheias)

Preparo

1. Peneire a farinha de trigo e o fermento numa tigela média. Misture bem. Peneire o açúcar refinado diretamente na tigela grande da batedeira. Reserve.

2. Meça o leite e pese a manteiga: deixe o leite numa tigelinha e ponha a manteiga na tigela grande da batedeira. Reserve.

3. Peneire o chocolate em pó e a colher de açúcar de confeiteiro numa tigela média. Misture. Reserve.

4. Separe as gemas e as claras dos 4 ovos: ponha as gemas numa tigelinha e as claras na tigela pequena da batedeira, onde vai batê-las em neve. Reserve.

5. Unte com margarina e polvilhe com farinha de trigo uma forma redonda de anel de 24x9cm (ou 24x8cm). Reserve.

6. Acenda o forno a 200º.

7. Na batedeira: adicione a essência de baunilha e o sal à tigela grande, onde estão o açúcar e o manteiga, e bata até obter um creme esbranquiçado e fofo** (foto 3a) -- aproximadamente  5 minutos em velocidade média/alta. Adicione as gemas uma a uma e bata após cada adição só até incorporá-la, obtendo no final um creme bem fofo. Desligue a batedeira e retire a tigela.

8. À Mão: acrescente, aos poucos (de 5-6 vezes), a mistura de farinha de trigo e fermento reservada, alternando com o leite, e misturando delicadamente com uma colher de pau.***

9. Bata as claras em neve na batedeira, em velocidade média, só até obter picos consistentes***. Adicione-as à massa e misture delicadamente com uma colher de pau (foto 3b).

10. Na tigela onde está o chocolate em pó e o açúcar de confeiteiro misturados, adicione o leite e misture bem. Acrescente, aproximadamente, 3  xícaras de chá da massa branca e misture bem. Despeje colheradas de massa branca e de massa preta, aleatoriamente, na forma (foto 3c). NÃO MEXA MAIS nas massas.

11. Leve para assar por aproximadamente 1:00  hora ou até que o palito enfiado no centro do bolo saia limpo. Gire a parte da frente da forma para trás aos 50 minutos para corar por igual (se usar forno a gás). 

Quando retirar, deixe amornar sobre uma grade durante 15 minutos e desenforme duas vezes para ficar com o lado corado pra cima: a primeira, numa assadeira de pizza e a segunda, no prato de servir.

Está pronto o seu bolo lindo e supergostoso. Morno e com um cafezinho, acalenta qualquer coração...





*Ovos médios pesam entre 55 e 59g com casca (considero assim). Neste bolo, os 4 ovos deram um total de 234g.

**Esta é a etapa mais importante de um bolo fofo, onde os pequenos cristais do açúcar irão correr dentro da manteiga formando, no seu trajeto, muitas bolhas de ar pequeninas, as quais irão aumentar de tamanho ao receber o gás liberado pelo fermento quando do calor do forno. A cor esbranquiçada do creme de manteiga deve-se à inclusão de muitas bolhas de ar pela batedeira. O ar aumenta o volume do creme, tornando-o fofo e claro em virtude de as moléculas amarelas da manteiga ficarem mais separadas umas das outras. Por sua vez, serão as muitas e muitas pequenas bolhas formadas as responsáveis pela textura final delicada e fofa do bolo assado.

***A delicadeza na inclusão da farinha/fermento faz-se necessária para não destruir as bolhas de ar formadas na etapa em que se bateu a manteiga e o açúcar para obter-se o creme fofo e esbranquiçado.

****Se as claras forem batidas em excesso, elas ressacam o bolo.


Um bolo delicioso desses é muito bom para se começar uma Segunda Sem Carne, não é mesmo?!


Bom Apetite!!!

15 comentários:

chica postou o comentário número:

Esse bolo é muito bom!Adoro ! parabéns à tua irmã!! beijos, às duas,chica

Guloso e Saudável postou o comentário número:

Olá Rachel,
Adorei o bolo e a aula da Laura, vou já conhecer o blog, o blog ficou muito bonito e naturalmente delicioso.
Parabéns à Renata pelo aniversário e votos de muitos mais e felicíssimos anos.
Beijo, boa semana,
Vânia





















A

ELIANA-Coisas Boas da Vida postou o comentário número:

O blog da Laura é maravilhoso realmente e tudo que ela faz fica perfeito!
Rachel lindo expressar os sentimentos pelos que amamos e vc fez muito bem!!
Parabéns pelo bolo está lindo!
Abraço para sua irmã felicidades!

Sabor no Prato postou o comentário número:

Oi Rachel, seu bolo ficou lindo e parece delicioso, as lembranças de sua infância, com certeza, o deixou mais saboroso ainda.
Há tempos eu procuro uma receita de bolo mármore e esta sua me conquistou já vou guardar.
Parabéns à sua irmã.

Boa semana. Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br

*-...-* Ana Anita *-...-* postou o comentário número:

Delicia de bolo...ia bem um pedaço pro café da manha agora...hummm

e Parabéns para sua irmã tbem....!

bjks

Fê Dayrell postou o comentário número:

Parabéns para sua irmã, irmão é tudo de bom não é mesmo.

O bolo ficou de dar água na boca, gosto demais de bolo mármore.
bjo

Entre tachos e a bimby postou o comentário número:

Rachel,,, eu nao imagino o que é essa saudade, meus pais ainda estao comigo, e no dia em que isso acontecer, eu tremo, pq nao tenho irmao para me acompanhar na dor, terei meus filhos para me apoiarem, sei que sim, serao meu suporte!!!

Nossa como eu adoro bolo marmore e o seu, sem duvida nenhuma estas maravilhoso!!!

Beijocas

Josy postou o comentário número:

Rachel minha querida, esse bolo de fato nos remete à infância, ficou lindo, lembra minha mãe, e com isso nos faz lembrar do quanto fomos tão felizes, e do tamanho dessa felicidade que mal sabíamos que possuíamos. Achei muito bonito da sua parte expressar o que sente, nos alivia de uma forma ou outra e ao mesmo tempo nos dá força pra continuar. Parabéns para sua irmã Renata que sei o quanto vc a ama, e o tanto de vezes que vc fala nela com esse amor tão bonito entre voces. Que Deus a abençõe e lhe traga muitas alegrias ao seu lado e de sua familia. O bolo, ah o bolo ficou lindo é claro. Vou visitar o blog da Laura. Bjos amiga excelente semana

Marly postou o comentário número:

Oi, Rach,

Vim agradecer as palavras de apoio, com relação à minha perda recente, senti-me realmente confortada por você, obrigada!

Quanto ao bolo mármore, ele é realmente clássico e delicioso e este da Laura é o tradicional, uma delícia!

Olha, parabéns e votos de muitas felicidades à sua irmã Renata. Vejo que você tem também família grande e irmãs cheias de garras. E isto é uma bênção, rsrs.

Beijo e boa noite!

Iliane postou o comentário número:

que maravilha esse bolo..vindo da Laura e feito por você tambem..a gente tem certeza da maravilha que é!!!!e..parabens a aniversariante da familia..a gente ter irmãs tão afins..é tudo de bom..dá um beijo nela..ok?bjo

Maria Vitamina postou o comentário número:

Humm... o que eu não dava para ter uma fatia aqui e agora...delícia.

Gina postou o comentário número:

Não só conheço a Laura Lúcia, como reforço sua recomendação para quem ainda não conhece.
Vindo de lá, a receita é certeza de sucesso.
Bjs.

Laura Lucia postou o comentário número:

Puxa, Rachel, nem sei como agradecer tantos elogios à e às minhas receitinhas simples minha cozinha. Grata, querida de todo o coração.
Só agora vi seu bolo, pois estou muito limitada para sentar, pelas dores miofasciais, por isto não agradeci antes (não ria, mas neste momento estou digitando de joelhos, acredita?)
O seu Bolo Mármore ficou muito bonito e deve ter ficado um pecado total.

-É bom lembrar das nossas pessoas amadas e de suas comidas prediletas, mesmo quando elas já partiram. É um meio de se ter uma doce lembrança destes anjos que aqui estiveram conosco e que algum dia iremos ao seu encontro, numa outra dimensão mais etérea e mais feliz.
Meu afeto todo para você e o meu mais profundo obrigada. Um beijo imenso, Laura Lucia

Daniel postou o comentário número:

bem legal o bolo!
um dia desses, vi uma técnica para fazer um bolo zebra (vai alternando uma colherada de massa clara e, no centro dela, uma colherada de massa escura).

nunca testei a técnica, mas o resultado ficou bem bonito (e acho que ficaria legal na sua receita)

beijos e boa semana

Follow Me on Pinterest Web Analytics