Mais uma receita de risoto preparada com todo aquele ritual necessário, e que, confesso, me dá um certo receio a cada nova preparação.
Sabemos que um risoto honesto tem de ser cremoso, sem ser papa e com os grãos ainda tenros...aff, e os nervos até que isso aconteça?!
Agora, sem drama, segui certinho todos os passos da receita publicada pela amiga Dani e não tive maiores problemas, tudo saiu a contento e acho que a foto aí de cima não me deixa mentir, né?!
Não ficou assim lá essas coisas, mas... ficou divino!!!
Vamos à receita:
Ingredientes:
- 1 fio de azeite
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 xícara de arroz arbóreo
- 1 xícara de vinho branco seco
- 1 litro de caldo de legumes
- 1/2 bandeja de cogumelo paris fresco cortado em lâminas
- 1/2 bandeja de cogumelo shitake fresco cortado em lâminas
- 1 colher (sopa) de manteiga (usei sem sal) para o risoto
- 1 colher (sopa) de manteiga (usei sem sal) para o preparo do cogumelo
- queijo parmesão ralado a gosto
- sal e pimenta a gosto
Modo de fazer:
Prepare em uma frigideira a parte os cogumelos. Corte-os em lâminas e frite-os em um fio de azeite em uma frigideira super quente. Quando estiverem macios, tempere com sal, pimenta moida na hora e tomilho fresco. Finalize com uma colher de sopa de manteiga e reserve.
Na panela de preparo do risoto, frite a cebola e o alho no azeite. Acrescente o arroz, frite bem os grãos e acrescente o vinho.
Quando ele começar a evaporar inicie o cozimento do arroz acrescentando aos poucos o caldo e mexendo sempre (nunca pare de mexer até a finalização do prato), de modo que mantenha a consistência cremosa da mistura (não pode secar nem ficar líquido demais o caldo).
Quando estiver finalizando o cozimento acrescente o cogumelo reservado, acerte o sal e a pimenta. O tempo de cozimento do arroz (al dente) leva de 15 a 17 minutos em panela de ferro fundido com acabamento esmaltado por dentro.
Quando o arroz estiver cozido "al dente", adicione o queijo e a manteiga e desligue o fogo.
Mexa bem, tampe a panela e a mantenha fechada até servir, o que não deve demorar muito!
Nunca é demais dizer que receitinhas como essa são excelentes para mantermos firmes nosso comprometimento com a campanha Segunda Sem Carne, que se propõe a conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de carne para alimentação tem sobre o meio ambiente, a saúde humana e os animais.
14 comentários:
APESAR DE NUNCA TER COMIDO ,SRVIA -ME JÁ DESSE PRATO POIS ESTA COM UM ASPECTO SUPER DELICIOSO.
E EU ADORO COGUMELOS.
BOA SEMANA
BJS
Rachel,,, que delicia amiga... eu adoro risotto e esse seu prato me deixou a babar... que delicia!!!
Beijocas
Rachel, risoto tem todos esses segredinhos mas depois que a gente pega o jeito, fica viciada e apaixonada pra sempre! Com cogumelos frescos deve ter ficado di-vi-no!!!
Bjss e boa semana!
amiga que delicia heinnn adoroooo suas receitas são show bjão
Hummm, Rachel. Minha barriga está roncando.....rs.
Olá Rachel, risoto é chatinho de fazer mesmo, eu confesso que não faço muito aqui em casa não, rs. Até preciso fazer mais vezes pra quebrar esse tabu, rs.
O seu risoto me deu água na boca.
Bjss
Sileni
www.viveraprendendo.com
O aspecto está delicioso, eu já comia Rachel.
Beijinhos
Está realmente com um magnifico aspecto. para quem gosta de risotos como eu ..é um prato cheio.. Beijos Gina
De fato adoro risoto mas que ele é chatnho de fazer, disso ninguém duvida, o seu ficou bem cremosinho e com cogumelos deve ter ficado prá lá de bom. Gostei Rachelzita, bjos ótima semana
puxa, eu estava com um fungi no carrinho de compras justo hoje e deixei para trás porque não tinha nenhum plano específico para ele... se eu tivesse visto antes...
:(
mas gostei da receita!
:)
beijos e boa semana!
Ah, vá Rachel, uma cozinheira de mão cheia com medo do risotto?rsrs
Ficou lindão e tenho certeza que muito saboroso. Meu marido fala que aqui em casa tem risotto demais, porque minha filha não gosta de arroz branco nem integral e todo dia batata (carboidrato) enjôa. Então tenho que apelar para o risotto. Vou anotar tua receita, me deu vontade.
Um beijão querida
Eu sou completamente apaixonada por risotos, minha missão agora é fazer o risoto de forno - esse prato tem seus macetes mas o resultado final é compensador. Ficou DEMAIS o seu!
Eli
Eu sou completamente apaixonada por risotos, minha missão agora é fazer o risoto de forno - esse prato tem seus macetes mas o resultado final é compensador. Ficou DEMAIS o seu!
Eli
Olá Rachel,
Este risoto é uma forma muito agradável de se passar a segunda feira sem comer carne, devia estar delicioso.
Beijo,
Vânia
Postar um comentário