“O javali é um animal muito antigo. Já foram encontrados até mesmo desenhos de javalis feitos por homens das cavernas. Estudos indicam sua origem no norte da África e no sudeste da Ásia. Depois, o animal teria se dirigido a várias regiões da Europa. Na América, é considerado exótico, por não estar catalogado na fauna nativa.
Hoje, o ato de caçar animais silvestres tornou-se politicamente incorreto. No Brasil, é um crime inafiançável. Mas a criação é permitida dentro de criadouros especializados.
Se a carne de javali lhe provoca receio de engordar ou aumentar o nível de colesterol, não precisa se preocupar. Apreciada por seu sabor delicado e exótico, a carne desse animal silvestre tem boas propriedades nutricionais.
Se for comparada à carne bovina, por exemplo, a carne de javali apresenta 85% menos calorias, 31% mais proteínas, 15% mais minerais e cinco vezes menos gorduras. O índice de colesterol é próximo a zero.”
No final do ano passado meu marido comprou um bonito pernil de javali, mas como era carne demais junto com as outras tantas que costumamos fazer nessa época, optei por congelá-la para que em outra ocasião fosse melhor apreciada.
Foi o que se sucedeu nesse fim de semana, depois de uma pesquisa pela net atrás da melhor receita para preparar a iguaria, acabei fazendo uma mesclada de coisinhas daqui e dali, que nem sei de onde...rs!
O que importa é que o assado ficou maravilhoso, a carne suculenta, tenra e de um sabor marcante, exótico, peculiar a esse tipo de carne.
Vamos à receita:
Ingredientes:
- 1 pernil de javali com cerca de 3 kilos
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 copo americano de molho inglês
- 4 dentes de alho
- 1 copo de vinho branco seco
- 2 cebolas médias picadas
- 1 cenoura picada
- 4 folhas de louro
- 2 talos de salsão
- 1 ramo de alecrim
- suco de limão
- sal e pimenta-do-reino
Modo de preparo:
Bater no liquidificador todos os ingredientes para a marinada.
Numa assadeira grande colocar o pernil, perfurar em vários lugares com uma faca afiada, despejar sobre ele a marinada, massageando bem a pele para que o tempero entre pelos furos. Deixar imerso para marinar por pelo menos 1 noite na geladeira, vire a carne várias vezes nesse tempo, sempre massageando o tempero na pele.
Transferir o pernil para uma assadeira, coar a marinada e regar com um pouco do líquido a carne. Regue tudo com azeite, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio por 1 hora.
Retirar o papel-alumínio, regar a carne novamente e voltar ao forno por aproximadamente mais 2 horas. Durante o cozimento, regar o pernil com o próprio molho. Meia hora antes de terminar o assado coloque em volta da carne, batatinhas, cenouras, pedaços de abóbora pré cozidas e cebolinhas pequenas, polvilhar tomilho, mix de pimenta sal e azeite e levar para terminar de assar.
Coar o molho de cozimento e servir o molho à parte.
Se desejar, utilizar um maçarico para pururucar a pele, ou óleo bem quente.
Bom Apetite!!!
Fonte de Pesquisa:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/equi20000808_javali.shtml
26 comentários:
Que bom aspecto!!!
Adoro pernil de porco, creio que seja parecido, não é??
BJS
Rachel, menina, voce é muito animada, Deus Conserve!!!!
Que beleza de pernil, puxa, ficou um verdadeiro banquete! Muito, muito bacana!
Nossa, muito lindo mesmo, acho que nunca provei carne de javali..............mas com esse aspecto aí, parece ser mesmo deliciosa!!!
Beijinhos, ótima semana pra vc!!!
Oi Quelzinha,
Estou de volta e colocando as visitas em dia...
Estava com saudades de uma prosa com vc...e chego aqui com uma novidade...javali...=]
Não comeria o bichin, mas achei bem diferente...
Ficaria feliz de experimentar seu famoso arrozin q é experimentado até mesmo antes de ficar pronto...e a cenourinha com a batatinha q ficou por sinal com uma carinha ótima!
Desejo uma semana linda e abençoada...
Um bejim grande no seu coração!
Nunca provei javali, mas parece que já me prometeram um para provar. Estou ansiosa...
Bjinho
Maria José
De javali?
Anda animada, hein?
Deve ter ficado demais.
Bj
Deborah
www.delicias1001.com.br
Já cozinhei javali e fica super bom, mil vezes melhor que vaca ou porco :)
Rachel fiquei a babar de vontade...comi javali uma só vez em uma churrascaria com meu marido e achei delicioso!!!
Adorei a receita, vou arriscar qualquer hora.
Beijos
Oi Rachel
Parabéns pelo belo prato
deve ter ficado dela!
bjos
Gi
Rachel eu nunca provei javali, já vi em churrascarias e fiquei com receio, porque não estamos tão habituados. Seu prato ficou tão bonito que vou deixar de lado meus preconceitos quando tiver outra oportunidade!
bjs e boa semana
Ficou super lindo esse pernil de javali minha amiga, que espetáculo, comi javali só uma vez em Ibiúna na casa dos parentes do noivo, gostei bastante! Bjinhos
é uma receita surpreendente e parece muito boa, como todas que você posta em seu blog. parabéns.
estou procurando um post com a receita de bife empanado na maionese e farinha de rosca e batatas palhas congeladas que podem ser assadas. esta receita está em seu blog? caso não esteja, você ou seus seguidores(as) podem me dar esta informação? obrigada e muitas felicidades para você e para todo mundo que te acompanha diariamente. vida longa para seu blog.
Oi!Rachel.
Que delícia, hein?!Comi javali na churrascaria e gostei muito mesmo.È uma carne bem saborosa.O seu pernil ficou lindo demais.
Parabéns!!
Bjinhos e uma ótima semana.
Já comi javali e achei bem gostoso.
Boa semana, Rachel!
Rachel, hai cucinato molto bene il cinghiale. Da noi vive allo stato brado in molte regioni d'Italia e spesso è consentita la caccia anche fuori stagione, perchè proliferano parecchio e rovinano i raccolti.
Proverò senz'altro la tua ricetta.
Ciao
Rachel
Nunca comi javali, mas a aparência que o seu ficou, deu até vontade de experimentar. Quem sabe um dia, talvez, eu experimente. Bjos
Anônimo/a, infelizmente a receita não é minha, também fiz uma pesquisa rápida para tentar te ajudar mas não consegui nada.
Vamos ver se alguma amiga vê seu pedido e tenha a solução.
Mas, vou te dizer... gostei da sugestão, já fiz frango empanado assim, mas bifes não...deve ficar ótimo!
Agradeço seu comentário e visita e volte sempre, ok?!
Bjuss!!!
Rachel,
Nunca experimentei.....
E é a segunda vez que vejo na blogosfera....
Adorei a receita, e foi muito bom conhecer um pouco mais dessa carne.
beijos
Nunca comi javali Rachel mas já vi em alguns lugares pra comprar e vc dizendo que fica bom vou atras ja ja desta carninhaaa...rsrs
Adoro experimentar coisas diferentes...
bjim
Ah, Rachel, me adota vai??? Sem palavras para tamanha vontade de comer essa delícia!!! Beijk
Que chique vc hein amiga...javali é tudo nunca me atrevi a fazer...parabéns pela receita agora quanto ao maçarico to doidinha pra comprar um hihihihihi...
Bjinhus!!!
ainda não comi dessa carne, mas o bonitão é bem chegado nela. o seu está um escândalo. boa semana
Quem sabe...sabe né
Quem não sabe, faz artesanato...rsrsrs
Beijos Mana...já tô com saudades
Obs: minha mão tá melhorzinha já, e adivinha?
to com pincel na mão já..rsrs..não tem jeito não, quando to inspirada..tô inspirada pra valer...mas logo essa onda passa...então bora produzir enquanto há animo.
olá Rachel, já comi costeletas de javali em churrascarias, e são divinas, tem um sabor incrivel, o seu assado arrasou amiga, bem corado do jeito que eu gosto,
bjs
Gostaria de saber se com esses temperos a carne vai ficar com o gosto mais sutil .. Pq acho o gosto bem forte .. Se alguem puder me mandar uma receita de temperos pra mim vou ficar grata
Obrigado a todos ..
@Unknown
Sim... a carne ficou muito saborosa e mais suave, experimente fazer com esses temperos!
Bjuss!!!
Postar um comentário