20 maio 2014

Frango à Caçadora com Couscous


Para mim um prato como esse remete a conforto, sustância, prazer.

Um tantinho trabalhoso, mas nada que uma boa dose de paciência não dê jeito, garanto, o resultado compensa, e muito!

Uma refeição perfeita para aconchegar a família e os amigos em volta da mesa, num descontraído bate papo enquanto se saboreia cada parte da refeição.

Um bom vinho acompanha muito bem, fica a dica!


Vamos à receita:

Ingredientes:

- 1 frango de mais ou menos 2 kg, cortado em 8 pedaços (você pode pedir para fazer isso onde você for comprar o frango), ou a quantidade equivalente de sobrecoxas (usei sobrecoxas).
- 2 cenouras picadas em cubinhos
- 8 folhas de louro
- 2 ramos de alecrim fresco
- 3 talinhos de salsão picados finamente
- 3 dentes de alho descascados e esmagados
- Meia garrafa de vinho tinto
- Farinha de Trigo suficiente para polvilhar o frango
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada em cubinhos bem pequeninos
- 1 punhado de azeitonas pretas sem caroço, fatiadas
- 2 latas (de 400 gramas) de tomates pelados
- Sal e pimenta do reino a gosto
- salsa picada a gosto
- 500g de couscous (flocos de sêmola de trigo)
- 500ml de água
- 3 colheres (sopa) de azeite
- sal a gosto
- 50g manteiga

Modo de preparo do frango:

Deixe os pedaços de frango por duas horas (o ideal é deixar de um dia para o outro, que é como eu faço), numa marinada feita com as cenouras, o louro, o alecrim, o salsão, o alho e o vinho.

Após o tempo de marinada, retire os talinhos de alecrim e o louro, descartando-os. Reserve o caldo da marinada.

Preaqueça o forno a 180/200 graus. Pegue os pedaços de frango e seque-os bem utilizando papel absorvente ou um pano limpo. Polvilhe os pedaços de frango com a farinha, cobrindo-os bem. Esses pedaços vão dourar um a um numa panela grande (se possível, uma panela que possa ser levada ao forno depois), em fogo alto. Reserve-os a seguir.

Na mesma panela que você dourou o frango, frite a cebola em uma colher de azeite. Adicione as azeitonas os tomates pelados, junto do suco que está na lata. Quebre os tomates com uma colher de pau, para que os pedaços derretam mais facilmente.

Coloque novamente todos os pedaços de frango na panela e cubra com o caldo da marinada que estava ali, esperando. Adicione o sal e a pimenta. Lembre-se de que a mistura vai ferver e reduzir, por isso não salgue muito. Você pode ajustar o sal no final do cozimento, é melhor do que ter um prato muito salgado.

Leve a panela fumegante ao forno e a esqueça lá por uma hora e meia à duas horas, mais ou menos.

Retire a panela do forno e retire a gordura que subiu, com uma escumadeira.


Preparo do couscous:

Ferva á agua e adicione o óleo, sal e o couscous, deixe descansar por 7 minutos, até toda a água ser incorporada.

Acrescente a manteiga derretida e misture com um garfo. Tampe a panela e cozinhe em fogo brando por 5 minutos.

Sirva acompanhando o frango à caçadora.

Bom Apetite!!!

Receita adaptada daqui:
http://cozinhapequena.com/frango-a-cacadora/

18 comentários:

  1. Adoro couscous e este teu pratinho ficou mt apetitoso!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. hMMMMMMMMMMQUE DELÍCIA DE PRATO!! aDORO COISAS ASSIM! BEIJOS,LINDO DIA E SEMANA! CHICA

    ResponderExcluir
  3. Hummm que apresentação deliciosa! Deu água na boca! Desejo uma feliz tarde pra vc querida Rachel! Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Esse prato ficou perfeito ao meu paladar, acompanhado com bom vinho, bons papos e vou longe.

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha Rachelzita, seu franguinho me fez lembrar os que minha mãe fazia, quase igual. ficou bem apetitoso seu prato. Delicia. Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Espetacular Rachel, me encheu a boca d'água, bjs e uma boa tarde, Ana ♥...

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante do aspecto desta refeição!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rachel, mais uma receitinha que vou levando...
    Você sabe que eu nunca experimentei o couscous? Por diversas vezes eu desisto na hora de comprar achando que n/vou gostar.
    Acho que amanhã resolvo isso kkkk
    Bjsssssssss querida

    ResponderExcluir
  9. Olá Rachel, que saudades da sua Biroskinha!!! Esse frango deve ter ficado muito saboroso com todos esses ingredientes e acompanhado de cuscus, deve ter ficado perfeito!
    Beijos
    Mel

    ResponderExcluir
  10. Ja ouvi falar muito sobre frango à caçadora. A receita é mais que apetitosa. O couscous tb nunca provei. Receita salva.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Rachel,
    Deliciosa receita de frango, muito apetitosa, adorei a combinação de ingredientes, ótima receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  12. OI Rachel enchi minha boca de água, adoro comidinha com molho assim, não curto comida seca rsrs

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  13. Nossa, ainda não chegou a hora do almoço, mas já estou aqui babando, Rachel!

    Bjinhus..

    ResponderExcluir
  14. Que delicia e o molho que fica apurado e saboroso, sabe muito bem!

    ResponderExcluir
  15. Isso mesmo, Rachel, esse prato é realmente uma comfort food. Adorei!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  16. Humm, comidinha de mãe e de vó! Vi a panela e fiquei imaginando o cheirinho maravilhoso que deve ter ficado! Beijocas
    Fabiola

    ResponderExcluir