Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pão Sem Sova


Que eu adoro fazer pão vocês já sabem, não é mesmo?! Então, nada mais justo do que começar este novo ano com a receita de um pão caseiro delicioso, rústico e de fermentação longa, que me deixou plenamente satisfeita com o resultado final.

Seguindo as dicas da amiga Leiliane, que em um vídeo maravilhoso mostra todo o passo a passo, não teve erro, meu pão ficou com uma casquinha crocante e o interior repleto de bolhas de ar... enchendo os olhos e fazendo a boca salivar com o aroma que invadiu a casa toda.

Vamos à receita:

Ingredientes:

- 450 g de farinha de trigo (e mais um pouco para polvilhar)
- 50 g de farinha de centeio
- 350 ml de água em temperatura ambiente
- 1/4 de colher de chá de fermento biológico seco
- 1 colher de sobremesa de sal
- 1 panela (barro, inox, pedra) com tampa para assar

Modo de preparo:

Se você quiser assar o pão pela manhã, comece a receita por volta das 20h do dia anterior. Numa tigela grande que tenha tampa, junte todos os ingredientes. Com ajuda do cabo de uma colher pau, misture os ingredientes até ficarem bem incorporados e a farinha ter sido toda absorvida pela água.

Tampe a tigela e deixe a massa sobre um local fresco até a manhã do dia seguinte.

Na manhã do dia seguinte você vai notar que a massa cresceu, está esparramada na tigela e cheia de bolhas. Prepare uma superfície de trabalho para modelar a massa. 

Jogue uma camada de farinha sobre a superfície. Derrame a massa sobre a farinha com cuidado. Polvilhe uma camada de farinha sobre a massa para facilitar o manuseio. Estique um pouco as extremidades da massa e dobre-as em direção ao centro, formando uma bola. Vire a massa, deixando as dobras para baixo.

Coloque um pedaço de papel manteiga sobre um escorredor de macarrão ou tigela. Espalhe uma camada fina de farinha sobre o papel e coloque a massa de pão dentro. Tampe com um pano de prato e deixe crescendo por mais 30 minutos. Enquanto isso, coloque o forno para aquecer a 240 graus. 

Coloque a panela que irá utilizar dentro do forno, pois ela também deve estar quente.

Terminado o tempo do segundo crescimento, retire a panela quente do forno com atenção para não se queimar. Mova o papel manteiga com o pão para dentro da panela, tampe-a e leve ao forno 240 graus por 30 minutos. 

Depois desse tempo, retire a tampa, abaixe a temperatura para 220 graus, e deixe o pão assando até ficar com a casca bem dourada. Retire do forno e deixe esfriar antes de cortar.


Bom Apetite!!!


Fonte da receita:
http://www.leiliane.com.br/paes-pizzas-tortas/pao-sem-sova/

2 comentários:

Maria Luiza postou o comentário número:

Raquel, feliz e produtivo ano novo para si e sua família! Mãos abençoadas, continuem a brilhar! Lindo esse pão! Parabéns!

Cristina postou o comentário número:

Olá!!!
Que liiiindo ficou!!!!!
Vou tentar. Nunca fiz pão. Assim acho que consigo.
Adoro seu blog e já te sigo.
Venha conhecer meu blog de cara nova.
Bjs e obrigada

https://cozinhapazeamor.blogspot.com.br/
https://www.instagram.com/cozinhapazeamor/
https://www.facebook.com/cozinhapazeamor/
https://twitter.com/CozinhaPazAmor

Follow Me on Pinterest Web Analytics