Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Charutinhos de Couve


Para quem, assim como eu, ama charutinho de repolho... esses feitos com folha de couve são uma surpresa muito agradável, podem acreditar!

O mais interessante é que eles não precisam de molho algum para acompanhar, pois, por si sós, ficam deliciosos, servindo inclusive como petisco, experimentem!

Vamos à receita:

Recheio

Ingredientes:

- 500 g de patinho moído
- 1/2 xícara (chá) de arroz (cru)
- 1/2 cebola
- 2 tomates italianos
- caldo de 1/2 limão
- 3 ramos de hortelã
- 2 colheres (chá) de pimenta síria
- 1 1/2 colher (chá) de sal
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Descasque e pique fino a cebola. Lave, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Corte cada metade em cubos pequenos. Lave e pique fino as folhas de hortelã.

Numa tigela média, coloque todos os ingredientes do recheio, tempere com pimenta-do-reino moída na hora e misture bem com as mãos. Reserve.

Montagem

Ingredientes:

- 2 maços de couve
- 3 xícaras (chá) de caldo de legumes caseiro ou água
- 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo:

Lave as folhas de couve sob água corrente. Leve uma frigideira de borda alta com água ao fogo para ferver. Prepare uma tigela grande com água e gelo.

Para branquear as folhas: assim que a água ferver, adicione 1 colher (chá) de sal e mergulhe 3 folhas de couve; deixe cozinhar por 30 segundos - assim as folhas ficam maleáveis para enrolar os charutinhos; com uma pinça, transfira as folhas para a tigela com água gelada para cessar o cozimento e, em seguida, para um escorredor. Repita o processo com todas as folhas.

Para enrolar os charutinhos: disponha uma folha de couve bem aberta na tábua; corte a folha ao meio, bem rente ao talo, no sentido do comprimento e descarte o talo - cada metade se transforma em um charutinho. 

Coloque cerca de 1 colher (sopa) do recheio, deixando cerca de 2 cm da base da folha livre para enrolar; enrole a ponta da folha sobre o recheio, dobre as laterais para dentro e continue enrolando até o fim. Repita com as outras folhas.

Coloque os charutinhos, bem junto um do outro, numa panela média, até cobrir todo o fundo. Faça outra camada sobre a primeira - quanto mais apertadinhos ficarem, melhor, eles não abrem na hora de cozinhar.

Regue com o caldo de legumes (ou água) e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, com a tampa entreaberta. Desligue o fogo e sirva a seguir.

Bom Apetite!!!


Fonte da receita:
Livro “O que tem na geladeira” – Rita Lobo, página 171.

1 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha postou o comentário número:

Nunca fiz assim a carne moída mas tenho de experimentar.
Levo comigo a receita.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/pao-recheado-moda-da-clarinha.html

Follow Me on Pinterest Web Analytics