03 fevereiro 2017

Charutinhos de Couve


Para quem, assim como eu, ama charutinho de repolho... esses feitos com folha de couve são uma surpresa muito agradável, podem acreditar!

O mais interessante é que eles não precisam de molho algum para acompanhar, pois, por si sós, ficam deliciosos, servindo inclusive como petisco, experimentem!

Vamos à receita:

Recheio

Ingredientes:

- 500 g de patinho moído
- 1/2 xícara (chá) de arroz (cru)
- 1/2 cebola
- 2 tomates italianos
- caldo de 1/2 limão
- 3 ramos de hortelã
- 2 colheres (chá) de pimenta síria
- 1 1/2 colher (chá) de sal
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:

Descasque e pique fino a cebola. Lave, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Corte cada metade em cubos pequenos. Lave e pique fino as folhas de hortelã.

Numa tigela média, coloque todos os ingredientes do recheio, tempere com pimenta-do-reino moída na hora e misture bem com as mãos. Reserve.

Montagem

Ingredientes:

- 2 maços de couve
- 3 xícaras (chá) de caldo de legumes caseiro ou água
- 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo:

Lave as folhas de couve sob água corrente. Leve uma frigideira de borda alta com água ao fogo para ferver. Prepare uma tigela grande com água e gelo.

Para branquear as folhas: assim que a água ferver, adicione 1 colher (chá) de sal e mergulhe 3 folhas de couve; deixe cozinhar por 30 segundos - assim as folhas ficam maleáveis para enrolar os charutinhos; com uma pinça, transfira as folhas para a tigela com água gelada para cessar o cozimento e, em seguida, para um escorredor. Repita o processo com todas as folhas.

Para enrolar os charutinhos: disponha uma folha de couve bem aberta na tábua; corte a folha ao meio, bem rente ao talo, no sentido do comprimento e descarte o talo - cada metade se transforma em um charutinho. 

Coloque cerca de 1 colher (sopa) do recheio, deixando cerca de 2 cm da base da folha livre para enrolar; enrole a ponta da folha sobre o recheio, dobre as laterais para dentro e continue enrolando até o fim. Repita com as outras folhas.

Coloque os charutinhos, bem junto um do outro, numa panela média, até cobrir todo o fundo. Faça outra camada sobre a primeira - quanto mais apertadinhos ficarem, melhor, eles não abrem na hora de cozinhar.

Regue com o caldo de legumes (ou água) e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, com a tampa entreaberta. Desligue o fogo e sirva a seguir.

Bom Apetite!!!


Fonte da receita:
Livro “O que tem na geladeira” – Rita Lobo, página 171.

Um comentário:

  1. Nunca fiz assim a carne moída mas tenho de experimentar.
    Levo comigo a receita.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/02/pao-recheado-moda-da-clarinha.html

    ResponderExcluir