02 fevereiro 2015

Salada de Lentilha com Cebola Caramelizada


“Reza a lenda que, por ter grãos em formato que lembra moedas, comer lentilha na ceia de ano novo, logo após a meia-noite, garante prosperidade e fortuna pelos próximos 12 meses. Há aqueles que, além de comê-la, também guardam alguns de seus grãos na carteira.

Por conta disso, a lentilha marca presença nos jantares de réveillon ano após ano. Mas além da tradição, ela possui propriedades muito importantes. É pouco calórica e não contém gordura, o que a torna uma forte aliada para aqueles que querem perder peso.

Além disso, seu valor nutricional é muito rico: 25% de suas fibras são solúveis, o que ajuda na redução do colesterol; é rica em magnésio, ácido fólico, vitamina B6 e ferro, essenciais para o bom funcionamento do organismo.”



Para fortalecer as boas energias na entrada do Ano Novo nunca deixo de preparar algum prato com lentilha, e, assim, a receita escolhida para a última virada de ano foi a dessa salada, aprovada e elogiada por todos.

Vamos à receita:

Ingredientes:

- 500g de lentilha
- 3 cebolas médias
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Numa panela coloque a lentilha e cubra com três vezes o volume de água. Leve ao fogo médio e, quando começar a ferver, deixe cozinhar por 15 minutos.

A lentilha precisa estar cozida, mas ainda firme para não desmanchar. Verifique o ponto e escorra bem a água.

Descasque e corte as cebolas em metades e fatie fino cada metade. Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando esquentar, regue com o óleo e junte as fatias de cebola. Tempere com uma pitada de sal e vá mexendo de vez em quando, até que fiquem bem douradas.

Enquanto isso, prepare o molho.

Transfira para a tigela com o molho e misture bem. Ainda quente, a lentilha pega melhor o tempero.

Como fazer o molho e ervas:

Ingredientes:

- ½ xícara (chá) de óleo de canola
- ¼ de xícara (chá) de azeite
- 1/3 de xícara (chá) de vinagre de vinho branco
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de cominho
- 2 colheres (chá) de sal
- 1 punhado de folhas de salsinha fresca
- 1 punhado de folhas de hortelã fresca

Modo de preparo:

Numa tigela grande, onde a salada será servida, misture todos os ingredientes do molho, salvo as 
ervas. 

Lave e seque as folhas de salsinha e de hortelã. Pique grosso para dar à salada um aspecto rústico. Para deixar o sabor bem fresquinho, misture somente na hora de servir.

Sirva em temperatura ambiente ou fria. Pode ficar na geladeira por 24 horas. Na hora de servir, junte as ervas e a cebola frita.


Bom Apetite!!!





6 comentários:

  1. Olá Rachelzita voltando de férias e com muitas saudades das amigas. E olha só o que encontro aqui um prato que amo de paixão. Lentilhas com cebolas caramelizadas é uma combinação perfeita e deliciosa.Beijinhos e uma linda semana

    ResponderExcluir
  2. Simplicidade com muito sabor, uma mistura perfeita.
    Boa semana, Rachel!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ola! Adorei a receita do molho de ervas...muito gostoso!
    E amo lentilha...parabéns!
    Beijos
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de lentilhas, gostei desse molho a salada deve ter ficado uma delicia
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida Rachel
    Nunca fiz salada de lentinha pois gostamos muito dela no estilo feijão mas vou experimentar... creio que vou gostar...
    Bjm fraternal

    ResponderExcluir
  6. Salada de lentilha já é gostosa, Rachel, e com cebolas caramelizadas, melhor ainda.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir