Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Refrigerante Caseiro de Cenoura, Laranja e Limão Cravo


"O limão cravo adaptou-se muito bem ao clima e ao solo brasileiro após sua introdução no país e hoje é encontrado na maior parte do Brasil como uma planta selvagem, nas montanhas, pastos ou beiras de rios.

Cientistas começam a estudar o óleo essencial extraído da casca deste limão, que, até o momento, apresenta propriedades terapêuticas acima da média quando comparado às outras variedades, multiplica-se por sementes, alforques e enxerto.

As folhas e as cascas dos frutos podem ser secas ao ar livre e guardadas, em separado, em sacos de papel, longe da luz solar e da umidade. O suco do fruto deve ser utilizado fresco.

Propriedades: Sedativo, antiespasmódico, sudorífico, vermífugo, antiescorbútico, alcalinizante, depurativo e tônico digestivo.

Indicações : Combate dores reumáticas, diarréias, astenia, dispepsia, escorbuto, hipertensão arterial, aterosclerose, afecções das vias biliares. Para uso externo é anti-séptico.

Principios Ativos : Pectina, limonina, felandrina e hidrocarbonetos terpênicos, dentre outros.

Contra-indicações/cuidados: aplicado externamente, não se deve expor a pele ao sol, pois queima e provoca manchas escuras; a aromaterapia com óleo de limão é contra-indicada para diabéticos; desaconselhada para quem tem pressão baixa. Em doses elevadas é convulsivo, provoca tremores, delírio e vertigens. Na aromaterapia, o óleo essencial de limão usado em altas doses, por longos períodos de tempo, pode causar hipertensão arterial."

Fiz questão de colocar toda essa introdução para lhes informar sobre os prós e contras (mais prós do que contras, na verdade) do uso desse aliado no nosso dia a dia, seja para temperar, remediar ou refrescar...rs!

Vamos à receita:

Ingredientes:

- 600g de cenouras
- 2 litros de água gelada
- 1 ½ copo de suco de limão cravo
- 1 copo de suco de laranja
- Cascas de laranja ralada 1 unidade
- 2 copos de açúcar
- 2 litros de água gelada com gás.

Modo de preparo:

Limpar e picar as cenouras, bater as cenouras com 1 litro de água gelada no liquidificador.

Passar na peneira e voltar ao liquidificador, acrescentar + 1 litro de água gelada.

Coar novamente e reservar em uma jarra.

No liquidificador, desta vez coloque o suco de limão, o suco de laranja e a casca de laranja ralada, coe e reserve em outra jarra.

Agora vá misturando aos poucos, ½ do suco de cenoura, ½ do suco de limão+laranja e ½ do açúcar;

Bata por três minutos e coloque em uma jarra, reserve até o momento de servir;

Repita as duas operações com o restante dos sucos.

Na hora de servir, acrescente a água mineral com gás (1/2 em cada jarra)

Saúde!!!


Fonte de Pesquisa:
Read more: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/limao-cravo.html#.U4Pob_ldVoM#ixzz32sIUdakF

3 comentários:

Bombom postou o comentário número:

Um sumo fresquinho e bem saudável! Muito bom este teu post com as qualidades e as contra-indicações do uso do limão cravo. Aqui em Portugal nunca ouvi falar dessa qualidade de limão.Fiquei bem curiosa! Bom fim de semana. Bjs. BOmbom

Unknown postou o comentário número:

Rachel temos dois pés de Limão Cravo no meu escritorio e a produção é alta! Adorei a receita, é uma ótima forma de usar os limões!
Bjs
Mel

Follow Me on Pinterest Web Analytics