08 março 2013

Alheira à Mirandela



Confesso que sempre tive muita curiosidade em conhecer o que seria a tal da alheira que muitas amigas portuguesas costumam falar e usar em suas receitas.

Até que, em uma viagem, encontrei um restaurante típico português à beira da estrada, que também vendia alguns produtos advindos da terrinha... e lá encontrei a famosa alheira.

“A alheira é um enchido típico da culinária portuguesa cujos principais ingredientes podem ser carne de aves, pão, azeite, banha, alho e colorau.

Segundo a tradição, este enchido terá sido criado por cristãos novos que, em segredo, continuavam a guardar costumes da sua renegada religião judaica, a fim de dar a entender a toda a sociedade que eram cristãos assumidos e bem integrados. Como o judaísmo proíbe o consumo da carne de porco, alguns dos supostamente recém convertidos teriam inventado um chouriço onde discretamente a carne de ave substituía a carne de porco, tradicional entre os cristãos. Desta forma, nas primeiras alheiras foram usadas várias carnes alternativas ao porco, tais como peru, galinha e outras aves.

Na região de origem a norte de Portugal (Trás-os-Montes) a alheira é consumida grelhada, ou assada em lume brando, acompanhada por batata cozida com um fio de azeite, e legumes da época variados. Mais a sul o mais natural é encontrar os menus com a alheira frita, batatas fritas, ovo estrelado e saladas de alface e tomate. Por vezes, é também acompanhada por grelos de couve. É uma presença habitual nas ementas dos restaurantes de todo o país.

A mais famosa das alheiras é a oriunda de Mirandela, na região de Trás-os-Montes, frequentemente considerada a de melhor qualidade, tendo sido nomeada uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.”

E, assim, depois de uma rápida pesquisa, escolhi essa receita... por me parecer a mais tradicional.

Segui todos os passos indicados para que não houvesse nenhum contratempo e a perda de tão rico ingrediente.



Como podem ver no passo a passo foi muito fácil preparar e degustar a alheira, não foi nada penoso; muito pelo contrário, a alheira é muito gostosa e saborosa, além do que, os acompanhamentos tornam o prato completíssimo.
Vamos à receita:

Ingredientes para 2 pessoas:
- 2 alheiras de mirandela
- Batata frita (fiz batata palha frita na máquina de waffle)
- 2 ovos fritos a gosto
- Óleo para fritar q.b.
- Sal fino q.b.

Modo de Preparo:

Comece por dar um golpe na alheira de uma ponta a outra.

Numa frigideira coloque óleo suficiente para cobrir as alheiras e deixe aquecer bem.

Quando o óleo estiver quente coloque uma alheira para fritar, repare que a pele se solta, elimine-a.

Deixe fritar de ambos os lados, do mesmo modo, frite a outra alheira.

Sirva a alheira com o ovo, as batatas e com uma salada. 

Bom Apetite!!!


Fonte de Pesquisa:
http://www.saborintenso.com/f16/alheira-mirandela-82/

12 comentários:

  1. Bom dia Rachel!!!! Confesso que odeio alho, mas adorei essa receita. E para agradar quem amamos, vale a pena sentir aquele cheirinho ruim do alho....hihihiih. Bela receita mesmo. Beijão querida e um feliz dia da mulher pra vc! Bom final de semana =)

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você encontrou Rachel! Por cá é mesmo apreciada e há em todo o lado :-)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que se encontra por ai, assim pode provar.
    Eu gosto muito mas costumo grelhar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Rachel, aprendi mais uma hoje com vc! Não conhecia a alheira, até conhecia, mas sabia que tinha esse nome! O prato ficou muito bom! Ótima pedida!
    Feliz Dia da Mulher pra vc!
    Bjsss
    viveraprendendo.com
    Participe do sorteio de aniversário do blog! :))

    ResponderExcluir
  5. Oi Rachel,
    Eu também tinha curiosidade em saber como era essa alheira. Nunca comi e nunca vi para vender aqui em Brasília.
    Agora já sei o que uma alheira e que é bem gostosa.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Totalmente aprovada, não? A alheira é uma delicia, gosto muito e costumo acompanhar com legumes cozidos de modo a torná-la mais saudável!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Olá minha querida!

    Vim parabenizar você pelo dia da mulher e desejar que tenha um excelente final de semana!

    "Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. "
    Provérbios 31:10

    Vanessa

    ResponderExcluir
  8. Já a vi no supermercado mas, como não conheço, não me ligava nela. Com a sua postagem fiquei intrigada em comê-la, Rachel! Valeu!

    Feliz dia da Mulher!

    Bjinhus..

    ResponderExcluir
  9. Também tenho curiosidade em experimentar a alheira Rachelzita, qualquer dia vou procurar, parece deliciosa. Embora o adiantado da hora desejo a voce a a todas as mulheres de sua familia, um feliz dia das mulheres. Bjos amiga bom final de semana

    ResponderExcluir
  10. Que bacana, minha amiga, legal a gente poder experimentar coisa nova né?

    Acho que nunca comi alheira, mas vi que a coisa é boa...rsss

    Vou procurar pra ver se aqui em Bh encontro, ótima ideia!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde,
    Parabéns por seu blog é lindo e as receitas maravilhosas!! Fiquei muito curiosa pela batata palha feita na máquina de wafler será que um dia vc poderá postar como fazer? Agradeço sua atenção e parabéns pelo seu blog mais uma vez.
    Vovo mima
    estou no facebook
    um grande abraço

    ResponderExcluir