
Eu adoro passear pelos blogs amigos e xeretar na cozinha de todos. Todo dia é uma infinidade de receitas, uma melhor que a outra. Os ingredientes são os mais variados e a riqueza de detalhes desde o modo de preparo até a apresentação do prato é coisa de muita qualidade e dedicação. Nós sabemos que quando estamos preparando uma receita e depois a postamos no blog, muitas pessoas terão acesso a ela... e por isso caprichamos na sua escolha e preparo, colocando todas informações necessárias; e ainda fotografamos o prato, o que quase sempre tem que ser feito umas dez vezes para sair uma foto decente (isso é no meu caso...rsrsrs)! Aqui na Biroskisnha as receitas são escolhidas/selecionadas, preparadas e fotografadas por mim, na minha cozinha, utilizando meus utensílios e as melhores louças para uma foto bonita, tudo com muita responsabilidade, carinho e dedicação; e isso é o que também ocorre na maioria dos blogs que sigo. Muitas vezes desses meus passeios trago receitinhas de outros blogs para fazer, porque fiquei com água na boca e não tenho outra alternativa senão fazê-la aqui e matar a vontade. Foi assim que aconteceu com esta receita da Tatiana, lá do http://panelaterapia.blogspot.com/. A Tatiana tem em seu blog receitas das mais variadas, mas também o recheia com outros assuntos, promoções e muito bate papo, fazendo de lá um ponto de parada dos meus passeios pela blogosfera. Você ainda não conhece? Passa lá e dá uma espiadinha, você vai encontrar muita coisa boa. Bom, chega de conversa, e vamos ao que interessa... A receita eu fiz igualzinho a Tatiana postou, então, repasso-a aqui:
Cobertura:
- Molho de tomate (pronto ou caseiro);
- 4 abobrinhas italianas picadas bem miúdas;
- 2 dentes de alho;
- queijo muçarela (é com "ç" mesmo);
- queijo parmesão ralado;
- 1 pote de requeijão light ou qualquer queijo cremoso.
Leve ao fogo uma panela com 2 colheres de azeite e frite 2 dentes de alho espremidos (ou picadinhos), antes de dourar adicione as abobrinhas e refogue por apenas 2 minutos. Polvilhe sal e pimenta (usei branca moída na hora). Reserve.
Massa:
250ml de água morna;
1 colher (sopa) de fermento biológico seco (usei o instantâneo);
3 colheres (sopa) açúcar;
1 colher (sopa) sal;
1 ovo;
200g de farinha de trigo integral (aproximadamente);
200g de farinha de trigo branca (aproximadamente);
1/2 colher (sopa) de melhorador de farinha (fica próximo dos fermentos no supermercado).
Em uma bacia grande coloque o açúcar e o fermento, adicione a água morna e 3 colheres (sopa) de farinha de trigo. Misture bem e deixe descansar por 10 minutos. Na sequencia, some o ovo, o sal, o melhorador e vá adicionando as farinhas aos poucos, mexendo sempre. A massa estará boa quando estiver levemente pegajosa. Deixe crescer por 20 minutos com um pano úmido por cima, de preferência em local abafado (eu ligo o forno e deixo em cima do fogão).
Após o descanso da massa, unte com óleo uma assadeira ou refratário grande e vá ajeitando a massa no fundo, abrindo com as mãos. A espessura deve ser de no máximo 1 dedo pois ela cresce muito. Faça furinhos na superfície da massa pressionando o dedo.
Espalhe sobre a massa (crua) uma camada fina de molho de tomate, uma camada também fina de muçarela ralada, bolinhas de requeijão, a abobrinha cozida (deve estar fria), queijo parmesão ralado, regue com azeite e leve ao forno por cerca de meia hora em temperatura de 200º.
Bom Apetite!!!
Amiga, devo dizer que você escolheu muito bem!!! Eu amo essa receita!!!
ResponderExcluirA sua ficou linda!!!
Obrigada pela propaganda do blog!!!
Bjs
Que boa essa focaccia.
ResponderExcluirGostei muito.
Bjs
Raquel, tô conseguindo postar no computador que normalmente uso! Oba! Não sei o que mudou, mas mudou. heheh
ResponderExcluirOlha, é assim mesmo como vc descreveu, a escolha da louça, a melhor foto... Enfim, sinto que tudo é feito com carinho. Sinto isso em vários blogs, e é isso que nos faz sentir acolhidas! Bjs!
Buona buona, Rachel sei veramente brava !
ResponderExcluirBaci
¡¡¡EXCELENTE TU FOCACCIA!!!
ResponderExcluirUn saludo.
Rachel, tem uma declaração para você no meu blog. Beijos
ResponderExcluirTatiana é muito talentosa....também curto muito as receitas dela....e a sua apresentação não ficou atrás! Ficou linda!
ResponderExcluirBeijinhos
olá Rachel.muito apetitosa essa receita. Com uma saladinha tudo de bom
ResponderExcluirRachel ficou show sua Facaccia, o blog da Tati é sempre cheio de delicia! Quando vc diz: "e por isso caprichamos na sua escolha e preparo, colocando todas informações necessárias; e ainda fotografamos o prato, o que quase sempre tem que ser feito umas dez vezes para sair uma foto decente (isso é no meu caso...rsrsrs)!" Tudo isso acontece igualzinho comigo, hihihi... Te adoro amiga! Bjinhos
ResponderExcluirPois, eu também, sempre que tenho um tempo, lá vou eu "xeretar" nas outras cozinhas! Adorei a receita da Focaccia!
ResponderExcluirAdorei Rachel essa idéia de Focaccia, e esse passeio pelos blogs é sempre cheio de aprendizados, sempre tem dicas novas e eu acho isso o máximo!
ResponderExcluirbjs
Maura
Rachel gostava mto de provar!!!! deve ser bom!
ResponderExcluirQue fofaccia rica, Raquel!
ResponderExcluirAmo abobrinhas!
Beijo
É esta interacção entre blogs que torna tudo mais especial, né?
ResponderExcluirAdoro abobrinha, essa focaccia deve ficar óptima :)
Querida Rachel,
ResponderExcluirObrigada por responder minhas perguntinhas!!!!!Ah, o "limar" na verdade era limpar, desculpe o erro!!!!!!!!
Quanto ao post acima, essa focaccia é algo imperdível, obrigatório experimentar!!!!!!!Adorei!!!!!!!!
Beijos e uma ótima quarta!!!!!!!!!!!
Rachel,
ResponderExcluirvim agradecer o lindo poema que deixou no post do meu aniversário!
obrigada!
e vim agradecer também, pelo comentário feito no meu outro blog, estava tão triste, que precisei desabafar, e alguém me escutou.
agora, falando dessa sua receita, também fiquei com agua na boca.
bjs
Bella bella questa focaccia!
ResponderExcluirRachel, espero que também tenha um pratinho para mim à mesa pois para além desta focaccia, tenciono provar tudo o que já foi feito para trás e o que há de vir!
ResponderExcluirObrigada pela sua visita ao meu cantinho, volte sempre!